Serviços de Marketing na Internet para Minimercados

Com tantas mercearias e minimercados em cada conselho, é crucial que se consiga diferenciar da concorrência.

Poderá usar técnicas de marketing tradicionais como sinais e anúncios nos jornais, mas aquilo que o irá tornar diferente da concorrência é apostar em otimização para motores de pesquisa, ou o chamado SEO.

O SEO pode ajudá-lo a encontrar clientes mais valiosas onde eles já estão à procura: Online.

Com SEO, poderá ir de encontro às pessoas que precisa com base nas pesquisas que elas fazem, qualidade do seu website, conteúdo informativo, e mais.

Nesta página vamos falar sobre o que necessita para uma campanha de SEO, porque é que a sua mercearia ou minimercado precisa de uma estratégia de SEO, e como começar uma hoje.

Contactar a Digicom >

O que é SEO

SEO, também conhecido como otimização para motores de pesquisa, é o processo de melhoria do seu website para chegar a usuários online que têm uma maior probabilidade de se tornarem clientes.

O processo de SEO envolve adicionar conteúdos informativos ao seu website, apontando para palavras chave de alta qualidade, e assegurando-se de que o seu website é fácil de navegar.

O objetivo final de implementar uma estratégia online é assegurando-se de que a sua mercearia ou minimercado tem boas posições (primeiras posições) para que os clientes encontrem a sua loja facilmente – e primeiro do que as da concorrência.

A Google faz ranking (posicionamento) de websites com base no quão úteis eles são para os usuários da Google que o usam o motor de pesquisa para encontrar informações. Portanto a melhor maneira de garantir que a Google lhe vai dar um bom posicionamento nas palavras chave que quer, é produzir conteúdos de alta qualidade que serão verdadeiramente úteis às pessoas e ao que elas procuram (relacionado com o seu negócio, com aspetos do negócio e outras questões que as pessoas possam ter para as conseguir levar ao seu site).

Certifique-se, no entanto, de que não está a escrever apenas para a Google, mas que está a verdadeiramente melhorar o conteúdo do seu website, tendo também um design do mesmo que é feito para o utilizador – dado que é assim que a Google irá determinar a posição do seu site.

A Google também olha para o perfil de backlinks do seu website, sendo isto para determinar o número de outros sites que fazem ligação ao seu.

Vamos ver com mais calma todos estes elementos nas várias secções em baixo.

Porque preciso de SEO para o meu minimercado?

Se possui um website e necessita de ter mais tráfego nele, então irá necessitar de SEO como parte da sua estratégia. Da mesma forma, vai ser a sua ferramenta principal para ter melhores posições nos motores de pesquisa.

É essencial para estar na web, se nos lembrarmos que 93% das experiências online começa num motor de pesquisa.

Para além de aumentar o tráfego que tem no seu website, o SEO ajudará a manter as pessoas mais tempo no seu site, e a reduzir a taxa de abandono das suas páginas – o que também é importante para a Google, pois a taxa de abandono, que mede a taxa de pessoas que abandonam o seu site pela mesma página que entraram, sem navegar para outras páginas, conta para o seu posicionamento nas pesquisas.

Para além de tráfego, também irá espalhar o seu nome e dar-lhe credibilidade.

Como começo uma estratégia de SEO para o meu minimercado?

Se quer tirar partido dos benefícios de SEO, é altura de começar a sua campanha!

Existem muitos fatores a ter em conta no que toca a SEO, mas vamos falar de alguns dos mais importantes quando criar a sua estratégia.

Pesquisa de palavras chave

Para conseguir construir os conteúdos do seu site para as audiências mais qualificadas, precisa de fazer uma pesquisa das palavras chave. Isto irá ajudá-lo a encontrar as palavras que o seu público alvo está a usar nas pesquisas e desta forma criar conteúdos à volta delas.

Para a pesquisa, pode usar umas quantas ferramentas gratuitas disponíveis que lhe darão informação valiosa sobre o que está a sua audiência a pesquisa. Experimente o www.ubersuggest.io ou keywordtool.io , são ambas boas ferramentas para encontrar palavras relacionadas com aquelas que já conhece.

Ao introduzir a palavra que conhece nestas ferramentas elas irão dar-lhe sugestões de palavras semelhantes ao complementares, aumentando a sua pesquisa, e darão também informações importantes como o volume de pesquisas, o custo por clique médio, e o nível de competição.

Com esta informação poderá assim decidir que palavras chave quer usar e criar conteúdos à volta delas, para entrar no ranking dos motores de pesquisa.

As melhores palavras chave são aquelas quem tem alto volume de pesquisa mensal e competição baixa.

Em resumo, keywords (palavras chave) mais gerais terão mais volume de pesquisa e mais competição, já que muitas outras mercearias e sites de venda de produtos de mercearia online estão todos a tentar ganhar nestas palavras.

Palavras mais detalhadas tem um volume de tráfego mensal mais baixo e também mais baixa competição.

Uma palavra chave longtail (p.e. «produtos frescos para compra» ou «promoções em produtos frescos») são boas maneiras de segmentar, e como tem um nível mais baixo de competição, terá melhores hipóteses de melhorar o seu posicionamento. Embora o volume não seja tão alto como outras keywords, as pessoas que pesquisam estes termos estarão mais propícias a entrar no seu site.

Crie conteúdos informativos

Como a Google quer providenciar uma experiência de pesquisa produtiva e de valor, só dá ranking a sites (pelo menos nos lugares que interessam) que produzam conteúdos que sejam de alto valor e bastante informativos. Para aferir a qualidade dos conteúdos que tem no seu site, a Google usam imensos fatores. Controlar os principais irá garantir que mostra à Google que o seu site é de alta qualidade.

Para isto acontecer, tem que criar conteúdos que sejam úteis para as pessoas e que sejam bem construídos em termos de formatação web, para que a Google consiga saber que o que está a entregar não só tem valor como também providencia uma experiência web boa para quem visitar o seu site.

Para fazer isto pode por exemplo começar um blog. Aborde temas como os produtos mais populares que vendeu esta semana, porque foram eles tão populares, que produtos de comida vendeu e que receitas pode fazer com eles.

Um blog providencia-lhe um grande fluxo de novas páginas no site e também providencia informação interessante aos seus usuários –  um elemento crucial para a Google.

Crie ligações externas para o seu site

Backlinks é o nome dado a links que vem de outros websites para o seu.

Eles funcionam como votos de confiança, e quantos mais backlinks tiver, mais probabilidade há que a Google posicione o seu website em posições mais altas nos seus resultados – especialmente se os links vierem de sites com grande autoridade.

Conseguir exposição em outros blogs relacionados, por exemplo, sair no blog de um chef reconhecido e ele colocar um link para compra de produtos frescos na sua mercearia, dá imensa exposição ao seu site e blog.

Estratégia e Desenvolvimento? A Digicom ajuda.

Se quer ter o seu site com tráfego e aumentá-lo exponencialmente, o SEO é a melhor opção de marketing digital possível.

A Digicom é uma agência de serviço completo nas áreas de web & marketing digital, e trabalha com SEO regularmente. Iremos criar uma estratégia personalizada para a sua mercearia ou minimercado que inclui a implementação de copywriting informativo, backlinks, e mais.

Contacte-nos hoje para mais informação ou um orçamento gratuito!

Serviços de marketing para mini mercados serviços de marketing na internet para minimercados Serviços de Marketing na Internet para Minimercados servi  os de marketing para mini mercados digicom